Os Elementos - A Terra

07:57




A Terra


A Terra rege a esfera da sensação humana, nossa percepção, é o local onde as forças dos elementos tomam forma em seu estado mais puro. É o mais firme de todos os elementos, e nos traz uma energia de estabilidade, equilíbrio, força física/emocional/espiritual, O ponto de partida do crescimento, onde podemos dar início a novos passos. Nos dá segurança e proteção para darmos inícios aos nossos projetos. É o ponto norte do círculo. O local mais escuro, do círculo, pois nem o Sol nem a Lua conseguem alcança-lo em seu movimento cíclico por eles. Apesar de o Sol ter seu perigeu próximo a este ponto e ser também o local mais próximo de onde a Lua atinge seu brilho máximo anual. A estação associada a este quadrante é o Inverno, o ponto mais frio e seco. É um local escuro e frio, associado ao outro mundo. O local onde nossos Ancestrais atravessam o círculo para celebrar conosco, trazendo suas memórias e conhecimentos. O ponto onde é invocado os Antigos, por isso o altar sempre montado ao Norte. É o ponto de nossos sentimentos mais rudimentares e nossa percepção também. A Terra nos traz o estado de alerta e a percepção da nossa própria força. Nos dá firmeza de pensamentos, nas tomadas de decisões, nos ajuda a ter certeza do que realmente queremos e dos caminhos que são necessários a serem seguidos. É marcado por batidas fortes e precisas, os tambores que soam invocando o poder das guerras e traz a firmeza e certeza de que conseguiremos passar por todas as atribulações como verdadeiros Tanques.
Representa também as cavernas e covas, que são entradas para o ventre da Terra. O local onde a vida é gerada, e passa sua espera para renascer. É o local onde finalizamos todos os processos mágicos, a realização de nossos desejos, a concretização de nosso trabalho é traga a tona e a mostra nesta realidade. Onde criamos a mudança de acordo com nossa vontade e a vemos ser criada.


Os Elementais da Terra

É no quadrante Norte onde se faz a morada dos Elementais da Terra. Seu reino é Governado pelo Rei/Governador Ghob (lê-se gób). Seu povo é chamado de Gnomo, e habitam em cavernas, e no
subsolo. São descritos como seres humanoides também, de tamanho bem reduzido, alguns rechonchudos, com longos braços e pernas. Geralmente retratados sujos de terra e com roupas medievais esfarrapadas, ou de mineiros. Os Gnomos são um povo muito trabalhador e forte, são os guardiões das minas e dos tesouros escondidos na Terra. São trabalhadores paciêntis e vão sem dificuldade atravessar rochas e montanhas densas para ajudar você a alcançar seus objetivos. Ou seja, eles nos dão força para enfrentar os obstáculos que aparecem em nossa frente, a seguir de cabeça erguida e não nos deixam esmorecer por qualquer coisinha. Nos trás a força dos pensamentos firmes, trazem até o mais avoado dos piscianos a por os pés no chão. É um povo muito bom para se trabalhar quando se precisa traçar objetivos, trazer a tona a força que mora dentro de nós que muitas vezes esquecemos que existem. Ótimo povo para trazer a alegria, pois são de natureza alegre e festiva, e trabalhar com eles trás muito disso para nós mesmos. Nos tornamos pessoas mais despertas, alegres, com pensamentos focados e que não se deixam levar pelos pequenos obstáculos. Ótimos para trabalhar também em projetos dos mais diversos tipos de sociedades e que necessitem confiança de duas partes. Trabalham com o lado mais frio da verdade, a realidade nua e crua. Eles nos ajudam também a perceber e compreender o espírito do compartilhamento, de ideias, riquezas, experiências. Geralmente pessoas gananciosas e egocêntricas encontram certas dificuldades no trabalho com tal força elemental, 

Segue aqui uma pequena tabela de correspondências do elemento Terra.

Gênero: Feminino/Passivo
Cores: Verde, Marrom, tons terrosos    
Horário do dia: Noite
Direção: Norte
Estação: Inverno
Instrumento Magico: Pentáculo
Momento da vida: Velhice
Naipe do Tarot: Ouros
Qualidades: Justo, compreensivo, desenvolvedor, solidário, fundamentador, alegres, objetivos responsáveis, práticos, pacientes, lentos, melancólicos(quando trabalhados em seus aspéctos negativos ou o contato com ele está distante), tediosos, estagnadores, inflexiveis.
Animais:  Bois, Vacas, Bisão, Veado, Bodes
Metais e Pedras: Ferro, Jaspe, Malaquita, Periodoto, Turmalina, ágata musgo
Rei/Governante Elemental: Ghob
Espíritos Elementais: Gnomoss
Locais de comando: Montanhas, campos, florestas, jardins, desfiladeiros, covas e cavernas, fendas, bosques
Símbolos naturais: Bolotas de carvalho, pedras, sal, cristais, terra
Instrumentos musicais: Tambores e instrumentos de percussão
Signos Astrológicos: Touro, Virgem e Capricórnio
Sentido: Toque
Ótimo usado para gerar: Desenvolvimentos, parcerias, negócios, fartura, prosperidade, estabilidade, estagnação, fidelidade, tranquilidade, calma, praticidade, força, ilusão, depressão, inflexibilidade, falta de movimento. 
Tipos de ervas ligadas à Terra: Costumam ser mais secas e duras, seu cheiro é levemente rançoso, geralemnte crescem abaixo da terra, são pesadas, possuem crescimento lento, e musgosas. 
Ervas ligadas à Terra: Patchouli, musgo, salsa, cravo, aveia, cipreste, pinho, cedro, arroz, mandrágora, aipim, carvalho, valeriana, betônia, pinha,  hera, trigo, milho, sabugo

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook